Filmes sobre finanças: veja nossas sugestões

Referências sobre o mundo da finança podem ser encontradas nos mais diversos lugares, inclusive no cinema.

Assuntos como bolsa de valores, consumismo, poupança, dívidas e empreendedorismo já foram temas de diversos filmes, e muitos deles, inclusive, se tornaram sucesso de crítica e audiência.

Neste artigo, vamos tratar de 5 filmes que conseguiram abordar as finanças de forma inteligente, envolvente e, por incrível que pareça, bastante educativa.

Finanças e o universo cinematográfico

Mercado Financeiro: Filmes sobre

Para muitas pessoas, as finanças podem parecer um assunto chato e complicado. Mas o que pode explicar, então, o sucesso que os filmes que abordam essa temática conseguem alcançar?

Por um lado, deve-se reconhecer o mérito de roteiristas e diretores em transmitir os temas financeiros para a sua audiência de forma compreensível e envolvente.

Nos filmes que mostraremos aqui, assuntos complexos, como investimento e crise econômica, são explorados profundamente, com riqueza de detalhes, mas sem que a qualidade do enredo seja comprometida.

Por outro lado, o público certamente se identifica com aquilo que vê na tela, já que os assuntos financeiros, no fim das contas, dizem respeito a todos nós. Alguns dos assuntos mais abordados, como a crise financeira de 2007-2008, impactaram a vida de muitas pessoas ao redor do mundo, e justamente por isso foram escolhidos como tema.

Veja 5 filmes com dicas valiosas sobre finanças

Confira a seguir nossa seleção com os 5 filmes que retratam o universo das finanças de uma forma envolvente.

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street é um filme de 2013, protagonizado pelo premiado ator Leonardo DiCaprio. O longa provoca reações bem variadas no público, mas em todo o caso é bastante impactante, devido às muitas cenas extravagantes que contém.

Baseado na autobiografia de mesmo título, narra a história do corretor Jordan Belfort (DiCaprio), desde seu início promissor numa grande corretora, que vai à falência, a criação da sua própria corretora, que cresce vertiginosamente graças a um modo agressivo e bastante questionável de fazer negócios, até a derrocada final devido a problemas legais.

Belfort e seus companheiros têm sede de sucesso e poucos escrúpulos, e parecem enxergar num estilo de vida altamente desregrado a motivação para vencer nos negócios. Ao final, temos um retrato do quão irracionais e imorais podem ser alguns dos principais agentes dentro do mundo das finanças.

A Negociação

A Negociação estreou no fim de 2012 e traz Richard Gere e Susan Sarandon no elenco principal. Conta a história do empresário Robert Miller (interpretado por Gere), que pretende vender para um banco o fundo de investimentos do qual é gestor. Porém, o que os funcionários de Miller, incluindo sua filha, Brooke, e os possíveis compradores não sabem é que a empresa está com um gigantesco rombo nas contas, que o empresário tentará esconder de todas as formas.

Paralelo a isso, Miller se envolve num acidente de carro com sua amante, que vem a falecer. O investidor se retira do local sem buscar socorro e recorre à ajuda do filho de seu ex-motorista, que posteriormente assumirá a culpa pelo acontecido.

A Negociação retrata o que está por trás dos jogos de poder no mundo financeiro, e como ele pode ser profundamente injusto.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Confessions of a Shopahollic, no original em inglês, é uma comédia romântica de 2009. Narra as aventuras e desventuras de Becky Bloom (Isla Fisher), uma jornalista viciada em compras.

Por um acidente do destino, a protagonista acaba se tornando colunista de uma publicação sobre finanças pessoais, onde seus artigos farão grande sucesso, mesmo que para isso ela tenha de assumir uma persona bem diferente de sua identidade consumista.

Posteriormente, as dívidas intermináveis de Becky farão com que ela seja exposta e perca seu emprego, além de forçá-la a finalmente encarar seu vício e aderir a um grupo de “Shopahollics Anônimos”.

Esse longa-metragem leve e divertido nos ensina sobre os perigos do consumismo e como é possível superar esse mal tão comum hoje em dia.

A Grande Aposta

A Grande Aposta (2015) é um dos diversos filmes que abordam a crise financeira de 2007-2008. O longa é elogiado pela originalidade no modo de contar os acontecimentos e nos recursos que utiliza.

Duas histórias diferentes, mas interconectadas, são retratadas. Na primeira, o pequeno investidor Michael Burry (Christian Bale) decide desafiar o sistema financeiro americano e lucrar com o estouro da bolha que ele julga ser iminente. Na segunda história, dois jovens ambiciosos buscam a ajuda de um excêntrico guru das finanças, interpretado por Brad Pitt, para também lucrarem com os eventos futuros.

A Grande Aposta aborda de forma divertida um acontecimento bastante real e que impactou todo o mundo.

Grande Demais para Quebrar

Originalmente produzido para a TV, Too Big to Fail (2011) também retrata a crise de 2007-2008, mas de forma ainda mais realista e sob o ponto de vista do Secretário do Tesouro americano Henry Paulson.

Um elenco altamente qualificado encarna banqueiros, executivos e autoridades públicas que estiveram no epicentro dos acontecimentos. Trata-se de uma oportunidade de entender como a economia funciona e como ela pode falhar.

Conceitos sobre finanças que ultrapassam o mundo das telas

Os filmes que indicamos aqui são úteis como um incentivo para entendermos melhor o funcionamento do mundo das finanças.

Eles apontam para questões muito importantes, às quais todos nós devemos prestar atenção, como planejamento das finanças pessoais, dívidas, seguros, investimentos, empréstimos e poupança.

Além disso, ainda nos ajuda a perceber nossa relação com o dinheiro em ações mais cotidianas. Mostrando como ferramentas como o cartão de crédito pode ser o vilão ou o mocinho das finanças.

Para se aprofundar nesses assuntos, recomendamos procurar constantemente conteúdos de qualidade, como artigos, vídeos e cursos.

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e aproveite para entrar em nossa comunidade no Discord e receber conteúdos exclusivos e ainda concorrer a premiações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *