Emprestimos

Empréstimos e financiamentos com juros abusivos: Saiba como lidar e sair dessa situação

Na hora do aperto, principalmente mediante esta crise em que o país se encontra, onde são mais de 13 milhões de desempregados segundo noticiado pelos jornais, uma das primeiras saídas que se tem em mente é pedir empréstimo.  Sobretudo as pessoas que tem crédito mais facilitado como aposentados e pensionistas do INSS.

Há ainda situações em que as pessoas tem um sonho de ter um carro ou mesmo é necessário para ajudar a cumprir a rotina diária. Diante disso logo pensam nas  possibilidades de um financiamento.  Mas o que a maioria dessas pessoas esquece são os juros altíssimos que são aplicados nesses modelos de crédito.

O que acontece é que o Brasil está entre os países que praticam as mais altas taxas de juros do mundo.  Isso porque as instituições financeiras calculam exageradamente os encargos. Além do percentual final aos consumidores. Acompanhe conosco casos passíveis de revisão de juros e como resolver.

Quando cabe revisão de juros no financiamento de veículos?

A ação revisional de juros é garantida por lei. Começando a ser praticada a partir do ano de 1990, A Lei Nº 8078  mais conhecida como código de defesa do consumidor,  prevê a revisão de toda e qualquer cláusula contratual  que possa ser considerada abusiva ou danosa ao cliente perante a instituição financeira em questão.

Você poderá identificar se seu financiamento é abusivo a partir de algumas observações que citaremos a seguir. Veja:

  • Juros maiores que o mercado

Faça uma pesquisa e procure saber se a financeira que você escolheu está com juros mais altos do que os praticados em geral para o mercado.

  • Financiamento que nunca acaba

Está com a sensação de que quanto mais você paga mais parcelas aparecem? Há com certeza valores com os quais você não deveria estar arcando.

  • Financeira nega renegociação

Você percebeu que não poderia pagar mas o seu financiamento tentou renegociar e o banco não aceitou? Então é hora de você procurar um advogado e pedir auxílio para que ele faça a revisão de seu financiamento.

 O que fazer?

Se você é de Porto Alegre ou conhece alguém que seja e precise, podemos indicar a Fauth e Sarandy, uma empresa referência no segmento de advogados em porto alegre.  Escritório que tem essa como uma de suas de suas várias áreas de atuação, entre elas o direito do trabalho e civil. Sendo assim, preza a agilidade e excelência tanto no atendimento ao cliente com atendimento personalizado e acompanhamento pessoal dos processos. Quanto na escolha dos profissionais mais gabaritados. Garantindo alto índice de satisfação dos clientes.

Ou seja recomenda-se procurar um escritório de advocacia e pedir a orientação de um advogado que atenda direito do consumidor para abertura da ação de revisão de juros.

Empréstimos

Como dissemos acima, as pessoas que mais tem facilidade de crédito para conseguir empréstimos em financeiras são aposentados e pensionistas do INSS.

Devido ao fato de as parcelas do empréstimo já serem descontadas diretamente do pagamento o tipo de crédito se torna mais fácil e as pessoas ficam tentadas a conseguirem o dinheiro “fácil”.

Então antes de acabar o texto, deixaremos mais um exemplo de juros abusivos. Suponhamos que você só vê no banco a possibilidade de sair do sufoco. Porém, você pega 5 mil reais emprestado e terá que pagar 12 mil é um caso clássico de juros abusivos. Portanto, esteja  atento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *